Onde Comer

[Onde Comer][bleft]

Como fazer

[Como fazer][threecolumns]

Últimas Notícias

[Notícias][bsummary]

Comida da Bahia: Onde comer Coxinha de Rabada em Salvador

Feita com massa de batata, a Coxinha é, tradicionalmente, recheada com frango cozido e desfiado, mas, o Bistrô 9, - que fica no Mercado de São Miguel, na Baixa do Sapateiro, - se destaca com uma versão recheada com Rabada. 

Onde-comer-Coxinha-de-Rabada-em-Salvador-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia
Bistrô 9 inovou a coxinha de Rabada.
Por: Miguel Brusell
Imagens: Gabriela Simões
 
Com a opção de também ser recheada com requeijão cremoso, o que caracteriza a coxinha é seu formato em forma de gota, para lembrar a coxa de galinha. Segundo a Wikipédia, a coxinha em sua forma atual tem sua origem no século XIX, na região da Grande São Paulo. Segundo historiadores, a coxinha foi desenvolvida durante a industrialização de São Paulo, para ser comercializada como um substituto mais barato e mais durável às tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas portas de fábricas.

Onde-comer-Coxinha-de-Rabada-em-Salvador-Gabriela-Simões-Comida-da-Bahia
Em Salvador, o Bistrô 9.
De São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo restante do estado e logo do Brasil, já sendo popular no Rio de Janeiro e no Paraná na década de 1950, surgindo as primeiras alterações. Algumas versões narram que a origem da coxinha se deu na cidade de Limeira, mais especificamente na Fazenda Morro Azul, feita pela primeira vez ao filho da princesa Isabel.
 
De acordo com essa versão, o menino só comia coxas de frango e como não havia o suficiente em um determinado dia, a responsável pelas refeições inventou o salgado crocante.
 
Em Salvador, o Bistrô 9 inovou ao trazer de Nazaré uma versão da iguaria recheada com Rabada de Boi. Com sabor bastante intenso, a Coxinha de Rabada harmoniza muito bem, principalmente, com a Aguardente de Cana Carioca, também produzida no município da Costa do Dendê.







Post A Comment
  • Blogger Comente usando Blogger
  • Facebook Comente usando Facebook
  • Disqus Comente usando Disqus

Nenhum comentário :


Degustei

[Degustei][grids]